Etimologia é o estudo das palavras, de sua história e da evolução histórica de seu significado. Este dicionário está em constante aperfeiçoamento, tendo como objetivo auxiliá-lo na gestão de seu projeto ou negócio. Contribuições são muito bem vindas.

“Definir uma palavra é capturar uma borboleta no ar.”
Aurélio Buarque de Holanda


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Abertura de Capital - Processo pela qual a propriedade de uma empresa fechada é transferida, total ou parcialmente, para um grande número de pessoas que desejam dela participar e que não mantêm, necessariamente, relações entre si, com o grupo controlador.

Ação - Título que representa a menor parcela do capital de uma empresa. Existem vários tipos de ações, sendo que as principais são as Ações Preferenciais, que conferem ao investidor o direito de receber uma porcentagem fixa dos lucros, e as Ações Ordinárias, que dão a seu detentor o direito de eleger a diretoria da empresa.

Ação Endossavel - Ação nominativa que pode ser transferida a partir de um endosso na própria cautela.

Ação Escritural - Ação que não é representada por um certificado físico, mas sim por um extrato de instituição financeira autorizada a gerenciar a custódia de ações.

Ação Nominativa - Ação que identifica o nome de seu proprietário. Sua transferência deve ser registrada em um livro da empresa, denominado Livro de Registro de Ações Nominativas.

Ação Ordinária - Ação que dá ao seu proprietário o direito de voto em Assembléia.

Ação Preferêncial- Ação que não dá direito de voto a seu titular, mas tem preferência no recebimento de dividendos e, em caso de dissolução da empresa, no reembolso do capital.

Ação de segunda linha - Papéis que não despertam muito interesse nos investidores, porque são considerados investimentos mais arriscados. Em geral, são ações baratas e o retorno pode ser um lucro vantajoso ou um prejuízo monumental.

Aceleradora de Negócios e Empresas- Organização que funciona como incubadora para estimular empreendimentos de comércio eletrônico.

Acionista - Indivíduo que possui ações de uma sociedade anônima, isto é, de uma empresa com capital dividido em ações. Há dois tipos de acionistas: o majoritário e o minoritário. O majoritário é aquele que possui pelo menos metade das ações de uma companhia e mais uma ação. É quem detém o controle da companhia. O minoritário possui cotas pequenas de ações sem direito a voto.

Acompanhamento e avaliação de empresas e/ou incubadoras - Metodologia para medir o desempenho das atividades das empresas e/ou incubadora com a finalidade de subsidiar decisões quanto à continuidade, interrupção ou redirecionamento de ações.

Acordo de cooperação - Forma de colaboração entre organizações que não implica constituição de nova entidade. Inclui acordos técnicos, financeiros, pesquisas cooperativas ou parcerias, estas consideradas como a forma mais evoluída de cooperação.

Adaptação - No processo de marketing, o procedimento de ajuste do produto e/ou serviço oferecido pela empresa às condições do mercado detectadas pela análise.

Adaptação de tecnologia - Modificações para a melhoria do desempenho do sistema técnico, tendo em vista a produtividade, a qualidade do produto, às condições de trabalho.

Administrar. [ Do lat. ad + minus]. Ajudar em alguma coisa, servir alguém, ocupar-se de, dirigir, governar, regrar, executar.

Prefixo ad - "Aproximação no tempo e no espaço, direção".

Minus - "menor".

Antigamente, "ministro" era um simples criado. Aquele que executava tarefas menores na casa de seu senhor. Por isso, que padres e pastores ganharam o nome de "ministros": eles são humildes servos de Deus. Administrar no sentido de "dirigir" e não mais de "obedecer"
só ganhou esse significado no século XX.

Administração ativa - Estratégia de administração que visa superar a rentabilidade do benchmark, índice de referência para o fundo. Ao comprar e vender ações, o administrador de recursos não faz uma réplica do índice que o referencia, mas procura auferir lucros maiores.

Administração de ativos - Administração dos papéis presentes nos fundos de investimento. O administrador analisa os ativos financeiros e, em função da rentabilidade e do risco de cada um, escolhe os mais adequados ao perfil do fundo e ao horizonte temporal do investidor.

Administração passiva - Ao contrário da administração ativa, em que o administrador ultrapassa o índice que rege o fundo, na administração passiva a carteira acompanha seu benchmark. Assim, o desempenho do fundo será correspondente ao do índice escolhido.

AGÊNCIA DE EMPREGO - (a) Organização especializada em promover o recrutamento de empregados para todos os níveis de emprego; (b) Departamentos vinculados às secretarias estaduais de trabalho.

AGÊNCIA DE FOMENTO - Instrumento de apoio a organizações empresariais para financiamento de capital fixo e de giro, prestação de garantias, realização de operações especiais de investimento, prestação de serviços de assessoria e consultoria financeira, estímulo à produção regional e assistência à implementação de projetos de desenvolvimento industrial. Sob supervisão do BACEN, as agências integram o Sistema Financeiro Nacional. (Resolução nº 2.574/98, de 17/12/98-BACEN).

AGÊNCIA DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA - Organização responsável pela aplicação do conhecimento científico e tecnológico disponível nos centros de excelência, com a finalidade de suprir as necessidades do setor produtivo para o aumento da produtividade e da competitividade.

ÁGIO - Diferença entre o que vale e o que se paga por determinado bem ou produto. Se essa diferença for positiva existe ágio, se for negativa, deságio.

AGENTE INOVAR - Profissional que atua na prospecção e avaliação de empresas de base tecnológica para o Projeto Inovar. Veja Projeto Inovar.

AGRICULTURA FAMILIAR - Atividade agrícola cuja propriedade e a maior parte do trabalho vêm de indivíduos que mantêm entre si laços de sangue ou de casamento.

AGROINDÚSTRIA - veja Agronegócio.

AGRONEGÓCIO (AGRIBUSINESS) - Qualquer atividade de negócios relacionados com a produção, preparo e comercialização de produtos agropecuários.

AGROPÓLO - Local onde a agropecuária e a agroindústria caracterizam-se como atividades predominantes, utilizando-se de práticas intensivas dos conhecimentos científicos e tecnológicos.

AJUSTE DIÁRIO DE RESULTADOS - Procedimento por meio do qual as posições mantidas em aberto pelos investidores são diariamente acertadas financeiramente, conforme apresentem ganho ou perda em relação ao preço de ajuste anterior.

ALAVANCAGEM - Grau de utilização de recursos de terceiros que tem por objetivo o aumento das possibilidades de lucro, mas que aumenta também o grau de risco da operação. No setor empresarial, o grau de endividamento identifica o grau de alavancagem.

ALAVANCAGEM (GEARING/LEVERAGE) - A alavancagem é o uso de ativos ou recursos com um custo fixo, a fim de aumentar os retornos dos proprietários da empresa. Pode ser classificada em alavancagem operacional e financeira. - ----- Conceito que define o grau de utilização de recursos de terceiros para aumentar as possibilidades de lucro, aumentando conseqüentemente o grau de risco da operação. No mercado financeiro também é utilizada a expressão equivalente em inglês - financial leverage. No caso de uma empresa, quanto maior seu grau de endividamento maior é a sua alavancagem. No caso do mercado financeiro, um exemplo é comprar um lote de ações pagando somente parte de seu valor nos mercados de opções, termo e futuro. Se ocorrer uma valorização desses papéis, o investidor é extremamente beneficiado, pois a quantia inicialmente investida é reduzida e seu retorno é bem mais acentuado. O inverso é verdadeiro: se ocorrer uma desvalorização desses papéis, o valor das opções compradas será drasticamente reduzido.

ALCA - Área de Livre Comércio das Américas.

ALIANÇA ESTRATÉGICA - Associação entre empresas com o propósito de unir recursos físicos e humanos como opção estratégica de crescimento. Pode ocorrer entre fabricantes de produtos e/ou serviços complementares e/ou concorrentes. As alianças estratégicas estão se tornando cada vez mais comuns na área das novas tecnologias.

Ambição . [Do lat. ambitione.] S. f. 1. Desejo veemente de alcançar aquilo que valoriza os bens materiais ou o amor-próprio (poder, glória, riqueza, posição social, etc.). 2. Desejo ardente de alcançar um objetivo de ordem superior; aspiração, anelo. 3. Aspiração relativamente ao futuro. 4. Desejo intenso.

Ambiente . [Do lat. ambiente.] Adj. 2 g. 1. Que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas, por todos os lados; envolvente.

AMBIENTALISMO - Estudo do meio ambiente com a finalidade de protegê-lo contra danos causados por atos ou atividades humanas.

AMBIENTE INOVADOR - Espaço relacional em que o processo de aprendizagem coletiva se faz por interprodução e transferência de know how, imitação de práticas gerenciais de sucesso comprovado e implementação de inovações tecnológicas.

AMORTIZAÇÃO - Corresponde a uma provisão para o pagamento de uma dívida assumida. Esta liquidação poderá ser efetuada em uma ou várias prestações. Na contabilidade, também é utilizado como referência à depreciação de um determinado ativo intangível.

ANÁLISE - No processo de marketing, a investigação das condições do mercado em que a empresa se insere ou pretende estar inserida.

ANÁLISE DE CUSTO / BENEFÍCIO - Sistema de avaliação de viabilidade econômica para empreendimentos de qualquer natureza.

ANÁLISE DE PRODUTIVIDADE - Sistema de avaliação que determina com exatidão o nível de atividade do pessoal, a carga de trabalho e a qualidade da empresa.

ANÁLISE DE RISCO - Avaliação contínua e sistemática dos riscos do negócio, que podem advir do desenvolvimento de novos projetos, da entrada de empresas nos novos mercados, da relação com clientes específicos.

ANÁLISE DE RISCO - Revisão sistemática de todos os riscos de um negócio, envolvendo a análise da incerteza decorrente de fatores como o desenvolvimento de novos projetos, a entrada em novos mercados e/ou a interação com um determinado grupo de clientes a quem sejam concedidas condições de crédito.

ANÁLISE DE SENSIBILIDADE - Tentativa de apurar o grau de variação dos resultados de um projeto face às alterações em variáveis relevantes que determinam a sua viabilidade.

ANÁLISE DE VIABILIDADE - (a) Avaliação das possibilidades de sucesso de um projeto através de um exame cuidadoso das características e variáveis que possam afetá-lo; (b) Avaliação dos projetos técnicos propostos, com a finalidade de subsidiar as decisões relativas à implementação de um negócio; (c) Análise das características sócio-econômicas e específicas da região onde se pretende instalar negócio.

ANÁLISE DE VIABILIDADE - Estudo das possibilidades de sucesso de um determinado investimento. Consiste num exame detalhado às variáveis e características desse projeto.

ANÁLISE FUNDAMENTAL - Processo de avaliação de uma empresa, mediante uma análise detalhada dos fundamentos da empresa (resultados, volume de negócios) e das previsões para o futuro.


ANÁLISE FUNDAMENTALISTA - Estudo que calcula o valor futuro de um ativo com base nos resultados da empresa em relação ao mercado. Projeção do comportamento de preços de ações a partir do estudo de características particulares de cada empresa. Utiliza-se das demonstrações financeiras divulgadas pela empresa assim como de informações setoriais e macro econômicas para fundamentar recomendações sobre quais papéis devem ser comprados ou vendidos.

ANÁLISE GRAFISTA - Projeta tendências futuras de um ativo financeiro em função de seu desempenho passado. Projeção do comportamento de preços de ações a partir de cotações passadas para se chegar a uma opinião de compra ou venda destes títulos. A expressão grafista é utilizada porque essas análises são baseadas em gráficos construídos a partir da variação das cotações passadas, procurando-se identificar padrões gráficos que sinalizem o comportamento futuro do papel. Também conhecida por análise técnica.

ANÁLISE MERCADOLÓGICA - Coleta e análise de informação sobre mercados específicos, potenciais para novos produtos. Pode ser quantitativa ou qualitativa. A análise quantitativa é a única que permite conclusões estatísticas.

ANÁLISE SWOT - Reside na avaliação da posição competitiva de uma empresa com base em quatro variáveis: pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. As duas primeiras variáveis dizem respeito à empresa, enquanto que as duas últimas ao meio envolvente.

ANBID - Associação Nacional dos Bancos de Investimento. Instituição representativa da indústria de fundos de investimento no Brasil.

ÂNCORA CAMBIAL - Recurso utilizado pelo governo para brecar a cotação de uma moeda em relação ao dólar, por exemplo. Isso acontece ao se fixar o valor da moeda na taxa cambial. Este foi o instrumento utilizado pela equipe econômica brasileira até 1999, quando US$ 1 passou a valer R$ 1,21, taxa definida para a conversão. O objetivo era segurar a inflação.

ANDIMA - Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto. É uma entidade civil sem fins lucrativos que reúne cerca de 270 instituições financeiras, incluindo bancos comerciais, múltiplos e de investimento, corretoras e distribuidoras de valores. A Andima atua como prestadora de serviços, oferecendo suporte técnico e operacional às instituições.

ANGEL INVESTOR - Os Angel Investors são investidores não institucionais que em geral financiam os empreendedores que estão entre o estágio de concepção do negócio e a sua implementação, com aportes de até US$ 1 milhão. Em troca do seu capital e dedicação ao empreendimento, os Angel Investors requerem uma participação societária na empresa em que estão investindo e podem vir a assumir uma posição no conselho de administração, mas, na maioria das vezes, seu envolvimento, apesar de ativo, é mais informal. O retorno sobre o investimento dos Angels Investors é resultado da valorização da empresa à medida que esta se desenvolve.

ANO FINANCEIRO - Período durante o qual as empresas elaboram as suas contas, mas que para efeitos contabilísticos, pode não corresponder ao ano civil. No caso brasileiro o ano financeiro corresponde ao ano civil, decorrendo entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro.

ANOREXIA EMPRESARIAL - Estudo da redução continuada dos custos e do efetivo de uma empresa sem redefinição de suas funções e procedimentos, e sem revitalização da cultura organizacional.

ANPEI - Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Industriais.

APLICAÇÃO DE RESULTADOS (APPROPRIATION ACCOUNT) - Em caso de lucro, os resultados podem ser retidos sob a forma de reservas - legais, estatutárias, contratuais e livres - ou distribuídos sob a forma de dividendos ou repartidos pelos trabalhadores ou manter-se em resultados transitados. Em caso de prejuízo, poderá ser coberto pelas reservas ou anulado através de entradas dos sócios ou dos credores.


APRECIAÇÃO (APPRECIATION) - Aumento do valor de um ativo. Esta evolução favorável do preço pode ocorrer devido ao aumento da inflação, a uma maior escassez do bem ou ao aumento do poder de compra.

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL - Aquisição e assimilação de novas bases de conhecimento para adaptação, geração e aperfeiçoamento do processo de produção da organização.

APRENDIZAGEM TECNOLÓGICA REGIONAL - Capacitação tecnológica. Acesso a conhecimento e informação científica para a formação de competência para a exploração de contribuições da tecnologia moderna e conseqüente desenvolvimento econômico dos mercados emergentes.

APTIDÃO EMPREENDEDORA - (a) Capacidade de transformar idéias em inovações; (b) Habilidade para empreender ou criar novos negócios e projetos.

AQUISIÇÃO - Processo formal de obtenção do controle de uma empresa pela compra da maioria do seu capital ou dos direitos de voto. A aquisição de empresas públicas está sujeita a um conjunto de normas previstas no Código do Mercado de Valores Mobiliários.

ARBITRAGEM - Compra e revenda simultâneas do mesmo ativo em mercados diferentes. Quando há discrepância temporária entre os preços futuros e a vista, investidores comprarão o mercado de preço menor e, simultaneamente, venderão o de maior para realizar um lucro sem risco. Essa estratégia, chamada de arbitragem, garante que, sempre que um dos preços (futuro ou a vista) perder a sintonia com o valor justo do mercado, a rápida atuação dos investidores faça com que retorne à paridade. A concretização destas operações permite aos arbitragistas obterem grandes lucros, contudo estas tendem a diminuir à medida que os mercados são mais perfeitos, onde a qualidade é maior e a sua integração é superior.

ASSET ALOCATION - Expressão em inglês para alocação de recursos. Trata-se do trabalho do administrador de selecionar, entre os diversos ativos, aqueles que farão parte do fundo e qual a participação (em %) de cada ativo na carteira.

ASSET VALUE (ATIVO TOTAL) - Corresponde ao valor total dos ativos detidos pela companhia.

ATAQUE ESPECULATIVO - Venda ostensiva de moedas feita por investidores que pretendem forçar o governo a promover uma desvalorização. Foi o que aconteceu no Brasil no início de 1999, quando o governo adotou o câmbio livre.

ATIVAÇÃO - No processo de marketing, o conjunto de medidas necessárias para que um produto e/ou serviço seja aceito pelo mercado.

ATIVIDADES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (C&T) - Qualquer trabalho relacionado com a geração, o avanço, a difusão e a aplicação de conhecimento científico e técnico em todos os campos da atividade humana. Constituem atividades de ciência e tecnologia: a pesquisa básica, a científica, a aplicada ou tecnológica; o desenvolvimento experimental de produto ou processo; a administração da pesquisa científica e tecnológica; os eventos técnicos e científicos; a educação e o treinamento em ciência e tecnologia; e os serviços de apoio à pesquisa.

ATIVO (ASSETS) - Conjunto de bens, valores e créditos que formam o patrimônio de uma pessoa ou empresa (ações, dinheiro, títulos públicos ou privados, imóveis, jóias, etc). O total do ativo é igual ao total do passivo somado ao patrimônio líquido.

ATIVO BRUTO - Ativo líquido acrescido das deduções ou depreciações.

ATIVO CIRCULANTE - Bens líquidos de uma empresa, que podem facilmente ser convertidos em dinheiro.

ATIVO FINANCEIRO - Aplicações feitas no mercado financeiro - títulos de renda fixa públicos e privados, caderneta de poupança, ações, ouro, moedas estrangeiras, entre outros.

ATIVO FIXO (ATIVO PERMANENTE OU FIXED ASSETS) - Bens, direitos e valores que a empresa não pretende vender em curto prazo e que não são facilmente conversíveis em dinheiro. O ativo fixo é constituído pelos terrenos e recursos naturais, imóveis, fabricas e maquinaria, veículos e mobiliário. Estes ativos são contabilizados ao seu custo histórico (valor de aquisição), mas anualmente é calculada a sua depreciação.

ATIVO INTANGÍVEL (INTANGIBLE ASSETS) – Marcas e patentes que a empresa possui.

ATIVO LÍQUIDO - Ativo bruto da empresa deduzido das depreciações e desvalorizações, contabilizadas através de reintegrações, amortizações e provisões.

ATIVO SUBJACENTE - Valor mobiliário emitido por companhia aberta e admitido à negociação em Bolsa de Valores, a que se refere o contrato futuro.

ATIVOS TECNOLÓGICOS - Patentes, licenças, máquinas, equipamentos e instrumentos.

AUDITOR FINANCEIRO - Profissional responsável por fiscalizar as operações financeiras de uma empresa ou instituição. Na auditoria é feita uma análise minuciosa da contabilidade, cujo objetivo é conhecer a saúde financeira da empresa avaliada.

AUMENTO DE CAPITAL - Incorporação de reservas e/ou novos recursos ao capital de uma empresa.

AUMENTO DO CAPITAL SOCIAL - O aumento do capital social pode ser realizado através da entrada de novos sócios, através de entradas dos antigos acionistas ou por incorporação de reservas. Os antigos sócios devem ter sempre o direito de opção na subscrição do novo capital. Considera-se por norma as seguintes formas de aumento de capital: entradas em dinheiro ou outros valores; transformação de dívidas em capital; incorporação de reservas reais e atualização dos valores do ativo.

Austeridade . [Do lat. austeritate.] S. f. 1. Qualidade ou caráter de austero. 2. Inteireza de caráter; severidade, rigor.

Austero . [Do lat. austeru.] Adj. 1. Rígido de caráter, de costumes; severo, grave: magistrado austero. 2. Duro, penoso para os sentidos: hábitos austeros.

Autenticidade . [De autêntico + -(i)dade.] S. f. 1. Qualidade de autêntico.

autêntico. [Do gr. authentikós, pelo lat. authenticu.] Adj. 1. Que é do autor a quem se atribui. 2. Verdadeiro, real.

AUTOMAÇÃO - Utilização de máquinas em substituição da mão-de-obra: robótica, tecnologias de informação, computadores e telecomunicações.

AUTO-SERVIÇO (SELF-SERVICE) - Característica do estabelecimento comercial no qual o cliente escolhe e adquire informação, produto ou serviço sem ajuda de um funcionário da empresa.

AUTO-SUSTENTABILIDADE - Compatibilização da exploração de recursos com o volume de investimentos orientados para o desenvolvimento tecnológico e para as mudanças institucionais, tendo em vista a responsabilidade ambiental do setor produtivo.

AUTO-SUSTENTAÇÃO - Capacidade da empresa de manter-se no mercado de modo competitivo.

Autoridade . [Do lat. Auctoritate=auctore+itate.’Qualidade de ser o criador, fundador, descobridor, inventor, a origem de’] S. f. 1. Direito ou poder de se fazer obedecer, de dar ordens, de tomar decisões, de agir, etc. 2. Aquele que tem tal direito ou poder. 3. Poder atribuído a alguém; domínio. 4. Indivíduo de competência indiscutível em determinado assunto: F. é uma autoridade em física nuclear. 8. Permissão, autorização.

AVALIAÇÃO - (a) No processo de marketing, o controle sobre os processos de fabricação e comercialização, e a interpretação dos resultados obtidos com a finalidade de racionalizar futuros processos de marketing; (b) Controle e interpretação de resultados sobre processos utilizados por uma organização com a finalidade de corrigi-los e/ou redirecioná-los.

AVALIAÇÃO DE RISCO - Avaliação de efeitos adversos que possam atingir a empresa no mercado competitivo.


AVANÇO DE CONHECIMENTO - Agregação de novos dados, experiências e conhecimentos ao conjunto da cultura científica e tecnológica da humanidade.

AVANÇO TECNOLÓGICO - veja Desenvolvimento Tecnológico.