Etimologia é o estudo das palavras, de sua história e da evolução histórica de seu significado.

“Definir uma palavra é capturar uma borboleta no ar.” - Aurélio Buarque de Holanda
Untitled Document A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z

Lei de Murphy. O capitão Edward Murphy, da Força Aérea dos EUA, acompanhava, com vivo interesse, os experimentos de seu chefe, o major John Paul Stapp. Cobaia de testes de resistência a grandes acelerações, Stapp desafiava a velocidade num trenó-foguete. Em 1949, bateu o recorde de aceleração. Mas não pôde comemorar o feito. Os acelerômetros do veículo não funcionaram.

Engenheiro, Murphy foi investigar o que dera errado. Descobriu que um técnico ligara os circuitos dos aparelhos ao contrário. E concluiu: ''Se há mais de uma forma de fazer um trabalho e uma dessas formas redundará em desastre, então alguém fará o trabalho desta forma''. Depois, em entrevista, o major Stapp referiu-se à frase do ajudante como ''Lei de Murphy''. Resumiu-a assim: ''Se alguma coisa pode dar errado, dará''. A ''Lei de Murphy'' foi injetada no folclore da tecnologia. Hoje, aplica-se a todas as situações. Fonte: ''A Vingança da Tecnologia'', livro do norte-americano Edward Tenner (Editora Campus).

Líder. [ Do Germ. lad + an]. Do inglês leader (século XIV) "algo ou alguém que guia, conduz". O termo inglês tem origem na língua anglo-saxônica dos termos germânicos:

Lad - "caminho".

An - "aquele que mostra".

Ladan, ou "líder", é "aquele que mostra o caminho". Era o guia que conduzia caminhantes de um povoado a outro. Sua principal responsabilidade durante a caminhada era cuidar de todos e de cada um, conduzindo-os são e salvos ao destino. Se caminhasse muito rápido, os mais lentos ficariam para trás. Se caminhasse devagar, os mais apressados ficariam irritados. Cabia a ele escolher o melhor caminho e encontrar o ritmo mais eficiente para cada grupo, entendendo as potencialidades e limitações de cada membro do grupo.